Os Comandos em África – 1961-1974

20,95

Os Comandos constituíram um tipo de unidade de infantaria ligeira combatente exímia na arte do combate anti guerrilha, assumindo-se como «caçadores de insurgentes» sistematicamente empenhados em operações de ataque. Operavam silenciosamente (...) ver mais

Os Comandos constituíram um tipo de unidade de infantaria ligeira combatente exímia na arte do combate anti guerrilha, assumindo-se como «caçadores de insurgentes» sistematicamente empenhados em operações de ataque. Operavam silenciosamente e em perfeita integração com o ambiente envolvente, em grande número de casos depois de serem largados por helicóptero numa zona próxima de uma operação em preparação. As suas intervenções podiam ser rápidas, por poucos dias, ou mais prolongadas, durando várias semanas, procurando sempre manter a iniciativa como «caçadores» nas operações de combate, que por vezes os levavam a situações de luta corpo-a-corpo.

Este corpo de elite conquistou rapidamente uma reputação de eficácia com as suas rápidas e silenciosas intervenções. Os seus sucessos levaram-no a ser genuinamente temido pelos seus adversários combatentes nacionalistas africanos, que muitas vezes preferiam abandonar instalações e território quando eram informados da presença de unidades de Comandos numa zona vizinha. Os seus efetivos eram todos voluntários e sujeitos a um treino intenso e altamente exigente, com uma percentagem de aceitação de ingresso nos Comandos extremamente reduzida. As tropas eram constituídas tanto por elementos originários da população europeia metropolitana como por elementos da população africana portuguesa.

O exigente treino dos Comandos e a sua capacidade de adaptação ao teatro africano de operações, fizeram deles a força mais eficiente do Exército Português em África.

ver menos

Esgotado

Author: John P. Cann

ISBN: 9789898219572

Data: Fevereiro 2019

Páginas: 168

Formato: 200 X 270mm

Peso: 365 g

Acabamento: Brochado


Prefácio/Introdução
Descarregar


Indíce
Descarregar

Categoria: Product ID: 5561