10%

São Tomás de Aquino e o Mercado

Para uma economia humana

Autor:

17,90 

Outros formatos:

Prémio Centesimus Annus 2018

Os economistas e os teólogos costumam habitar diferentes mundos ao nível intelectual. Os primeiros estudam o funcionamento dos mercados e tendem a deixar os problemas éticos de lado. Os segundos, procurando encarar as questões levantadas pelas consequências do mercado, muitas vezes relegam a economia para segundo plano e perdem de vista a influência que os incentivos do mercado têm no comportamento individual.

Mary L. Hirschfeld, que lecionou Economia durante 15 anos antes de se tornar teóloga, procura neste trabalho inovador sobre a relação da economia com o pensamento de São Tomás de Aquino erguer uma ponte entre estes dois campos do saber humano.

Na sua opinião, uma economia enraizada no pensamento tomista abarca muitas das ideias dos economistas que possuem uma perspetiva mais abrangente da vida boa, e dá-nos um acesso crítico às limitações éticas do capitalismo moderno. Numa abordagem tomista, alega Hirschfeld, a ética e a economia não podem reconciliar-se se partirmos de interrogações limitadas em torno do salário justo ou da aceitabilidade da usura. Pelo contrário, devemos começar por compreender de que forma a vida económica serve a felicidade humana. A questão-chave é que a riqueza material é um bem instrumental que só tem valor na medida em que torna possível a realização humana. Hirschfeld utiliza esta perspetiva para desenvolver a ideia de uma economia verdadeiramente humana na qual as preocupações pragmáticas e materiais têm o seu lugar, mas cujo fim último não é a procura da riqueza por si mesma.

Veja também
São Tomás de Aquino e o Mercado foi adicionado aos Favoritos

Ver a minha lista de Favoritos

Partilhar :

Veja Também

Seleccione um ponto de entrega